2º Bimestre - Atividade da semana
do dia 10/07/2020 a 17/07/2020
Observação: O texto abaixo é para ser copiado no
caderno e as questões devem ser respondidas e enviadas para o meu email que é mquintanilhacardoso@gmail.com, com nome completo e série. Caso não seja possível enviar as
respostas, fazer em uma folha a parte, que a mesma será recolhida quando as
aulas retornarem.
Bons Estudos!!!
Interpretação
de texto:
A canoa e o apego
Nasrudin estava na margem de um
rio e queria passar para o outro lado. A correnteza era muito forte e seria
impossível atravessá-lo a nado.
Foi quando Nasrudin viu uma
pequena canoa presa na vegetação ribeirinha. Rapidamente colocou o bote n’água
e pôs-se a remar para o outro lado. Com a ajuda da canoa, ele rapidamente
atingiu a outra margem. Assim que botou os pés em terra firme, pegou a canoa,
colocou-a nas costas e partiu em direção à floresta.
Algumas pessoas, que haviam observado
toda a cena, ficaram espantadas com aquela atitude inesperada de Nasrudin. Elas
foram e lhe perguntaram: “Por que você colocou a canoa nas costas? De que ela
lhe servirá agora que você já atravessou o rio?”
Nasrudin então, já um vermelho,
suado e cansado do esforço em carregar a embarcação nas costas, lhes respondeu:
“Esta canoa me ajudou muito a atravessar o rio. Eu não posso abandoná-la.
Espero que agora ela me ajude também a atravessar a floresta.”
Assim somos nós. Ficamos apegados
ao passado e o transformamos em um pesado fardo em nossas vidas.
Exercícios
Questão
1 –
Por que a história “A
canoa e o apego” acontece?
( ) Porque Nasrudin
queria passar de uma margem do rio a outra.
( ) Porque a correnteza,
que estava muito forte, dificultava a travessia a nado.
( ) Porque Nasrudin
encontrou uma pequena canoa presa em uma vegetação ribeirinha.
Questão
2 – Na passagem “Rapidamente colocou o bote n’água e pôs-se a remar
para o outro lado.”, o termo “e” indica:
( ) fatos que somam.
( ) fatos que se opõem.
( ) fatos que se
alternam.
Questão
3 –
Em “Algumas pessoas, que haviam observado toda a cena, ficaram
espantadas com aquela atitude inesperada de Nasrudin.”, o texto se refere à
atitude inesperada de:
( ) Nasrudin alcançar a
outra margem com rapidez.
( ) Nasrudin usar a
canoa que encontrou à beira do rio.
( ) Nasrudin pôr a canoa
nas costas e ir para a floresta.
Questão
4 – No segmento “Esta canoa me ajudou muito a atravessar o
rio.”, o vocábulo destacado foi empregado para:
( ) explicar.
( ) intensificar.
( ) complementar.
Questão
5 – Na oração “Eu não posso abandoná-la.”, o pronome “la” retoma:
( ) “Esta canoa”.
( ) “a floresta”.
( ) nenhuma das
alternativas anteriores.
Questão
6 – As aspas indicam na história:
( ) as falas dos
personagens.
( ) pensamentos do
narrador.
( ) os trechos mais
importantes.
Questão
7 – No fragmento “Assim
somos nós. Ficamos apegados ao passado e o transformamos em um pesado fardo em
nossas vidas.”, o autor:
( ) conta uma história.
( ) faz um
questionamento.
( ) transmite um
ensinamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário