sexta-feira, 10 de julho de 2020

Atividade de Língua Portuguesa Sétimos Anos D,E e F - Professora Mônica


2º Bimestre - Atividade da semana do dia 10/07/2020 a 17/07/2020

Observação: O texto abaixo é para ser copiado no caderno e as questões devem ser respondidas e enviadas para o meu email que é mquintanilhacardoso@gmail.com, com nome completo e série. Caso não seja possível enviar as respostas, fazer em uma folha a parte, que a mesma será recolhida quando as aulas retornarem.
                                                                                      Bons Estudos!!!

Interpretação de texto:

A canoa e o apego

Nasrudin estava na margem de um rio e queria passar para o outro lado. A correnteza era muito forte e seria impossível atravessá-lo a nado.
Foi quando Nasrudin viu uma pequena canoa presa na vegetação ribeirinha. Rapidamente colocou o bote n’água e pôs-se a remar para o outro lado. Com a ajuda da canoa, ele rapidamente atingiu a outra margem. Assim que botou os pés em terra firme, pegou a canoa, colocou-a nas costas e partiu em direção à floresta.
Algumas pessoas, que haviam observado toda a cena, ficaram espantadas com aquela atitude inesperada de Nasrudin. Elas foram e lhe perguntaram: “Por que você colocou a canoa nas costas? De que ela lhe servirá agora que você já atravessou o rio?”
Nasrudin então, já um vermelho, suado e cansado do esforço em carregar a embarcação nas costas, lhes respondeu: “Esta canoa me ajudou muito a atravessar o rio. Eu não posso abandoná-la. Espero que agora ela me ajude também a atravessar a floresta.”
Assim somos nós. Ficamos apegados ao passado e o transformamos em um pesado fardo em nossas vidas.
Autor desconhecido. Disponível em: <https://metaforas.com.br/>.

Exercícios

Questão 1 Por que a história “A canoa e o apego” acontece?
(     ) Porque Nasrudin queria passar de uma margem do rio a outra.
(     ) Porque a correnteza, que estava muito forte, dificultava a travessia a nado.
(     ) Porque Nasrudin encontrou uma pequena canoa presa em uma vegetação ribeirinha.

Questão 2 Na passagem “Rapidamente colocou o bote n’água e pôs-se a remar para o outro lado.”, o termo “e” indica:
(     ) fatos que somam.
(     ) fatos que se opõem.
(     ) fatos que se alternam.

Questão 3 Em “Algumas pessoas, que haviam observado toda a cena, ficaram espantadas com aquela atitude inesperada de Nasrudin.”, o texto se refere à atitude inesperada de:
(     ) Nasrudin alcançar a outra margem com rapidez.
(     ) Nasrudin usar a canoa que encontrou à beira do rio.
(     ) Nasrudin pôr a canoa nas costas e ir para a floresta.

Questão 4 No segmento “Esta canoa me ajudou muito a atravessar o rio.”, o vocábulo destacado foi empregado para:
(     ) explicar.
(     ) intensificar.
(     ) complementar.

Questão 5Na oração “Eu não posso abandoná-la.”, o pronome “la” retoma:
(     ) “Esta canoa”.
(     ) “a floresta”.
(     ) nenhuma das alternativas anteriores.

Questão 6As aspas indicam na história:
(     ) as falas dos personagens.
(     ) pensamentos do narrador.
(     ) os trechos mais importantes.

Questão 7No fragmento “Assim somos nós. Ficamos apegados ao passado e o transformamos em um pesado fardo em nossas vidas.”, o autor:
(     ) conta uma história.
(     ) faz um questionamento.
(     ) transmite um ensinamento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário