PLANO
DE AULA: para os 2º anos (Diurnos e Noturnos) |
TEMA: CULTURA, IDEOLOGIA, MDCM e ALIENAÇÃO |
Atividades: de dia 11/08/2020 a 25/08/2020.
CONTEÚDO: CULTURA, IDEOLOGIA, MDCM e ALIENAÇÃO |
Tanto o conceito de cultura
como o de ideologia tem como questão explicita ou implícita pensar a relação
“idéias versus contexto”, isto é, como se relaciona o campo das idéias e das
representações que os homens constroem sobre a sociedade (o chamado universo
simbólico) e o campo da produção e reprodução material dessa sociedade. Existe uma distinção e complexa
relação entre a cultura e ideologia. De maneira geral, a critica que se faz
ao conceito de cultura é a de que ele não trabalha satisfatoriamente com a
questão da política, do poder. Com a relação ao conceito de ideologia, o que
se contesta nele é a submissão que estabelece do simbólico ao econômico, como
se o simbólico fosse uma mera reprodução jurídica, moral, ética, estética,
dos preceitos econômicos de uma dada sociedade. A cultura e a ideologia são
dois elementos essenciais que estão relacionados à aspectos políticos e
econômicos. Podemos encontrar em nossa sociedade modos de agir, pensar e
sentir influenciados por determinações ideológicas, bem como, alterações
ideológicas por influencias culturais. Segundo o pensador marxista,
Antonio Gramsci, em seu conceito de hegemonia, expressa a cultura como um
processo social global, no qual os homens determinam suas vidas (sua forma de
pensar, sentir, agir); e pensava na ideologia como um sistema de valores e
significados que expressam ou projetariam os interesses de uma classe em
particular. Os meios de comunicação
veiculam uma vida ideal – prazer, dinheiro, saúde, felicidade familiar,
aventura, riqueza, juventude bonita e etc – a um público que, em sua grande
maioria, não pode conquista-la. Por outro lado, as mensagens veiculadas
parecem ter efeito de conformar a população a se satisfazer com imagens. Os m.d.c.m., principalmente a
televisão, vendendo imagens, idéias, valores e produtos, inacessíveis a
maioria do povo, atuariam como um instrumento de alienação e conformidade das
verdades e mentiras (que ser humano já não sabe distinguir). Esses
instrumentos tentam manipular e controlar a opinião pública, reforçando a
ideologia da classe dominante. Os programas jornalísticos passam informações
fragmentadas sem a possibilidade de relaciona-los como se fossem coisas
independentes: notícias de esporte, de política, economia, natureza, etc. Como o consumo alienado não é
um meio, mas um fim em si torna-se um poço sem fundo, desejo nunca
satisfeito, um sempre querer mais. A ânsia do consumo perde toda relação com
as necessidades reais do homem, o que faz com que as pessoas gastem sempre
mais do que têm. Os m.d.c.m. contribuem para a estimulação artificial do
consumo, que é a aquisição de objetos sem necessidades úteis: compra-se livro
e você não lê, compra-se roupas que nem veste, etc. O próprio comércio facilita tudo isso com as
prestações, cartões de crédito, liquidações e ofertas de ocasião, “dia das
mães”, “dia dos pais”, “dia das crianças”, etc. O mercado usa a obsolescência
programada para que o consumidor faça o rodízio de substituição de seus
produtos, isto é, os produtos já tem um durabilidade programada e devem ser
substituídos porque já quebrou ou porque seu design é antiquado. A existência de grande parcela
da população com baixo poder aquisitivo, reduzida apenas ao desejo de
consumir, é conformada por um mecanismo da própria sociedade que impedem a
tomada de consciência: as pessoas têm a ilusão de que vivem numa sociedade de
mobilidade social e que, pelo empenho no trabalho, pelo estudo, há
possibilidade de mudança, ou seja, “um dia eu chego lá...”, e se não chegam,
“é por que não tiveram sorte ou competência”. Por outro lado, uma série de
escapismos na literatura e nas telenovelas fazem com que as pessoas realizem
suas fantasias de forma imaginária, isto sem falar na esperança semanal da
Loto, Sena, jogo do bicho, rifas, bingos e demais loterias. Além disso, há
sempre o recurso ao ersatz, ou seja, a imitação barata da roupa, da jóia,
etc. https://www.youtube.com/watch?v=TOkHZNEpFTk E-mail:
valdecilima@prof.educacao.sp.gov.br |
AVALIAÇÃO |
ATIVIDADES AVALIATIVAS: 1) – Tanto o conceito de cultura quanto o de
ideologia tem uma questão explicita ou implícita. Explique esta questão. 2) – De maneira geral, qual a crítica que se faz
ao conceito de cultura? 3) – O que se contesta ao conceito de ideologia? 4) – Explique a relação entre cultura, ideologia,
política e economia. 5) – O que é consumo alienado? |
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