quarta-feira, 12 de agosto de 2020

PROF. VALDECI - SOCIOLOGIA PARA OS 2º ANOS

 

PLANO DE AULA: para os 2º anos (Diurnos e Noturnos)

TEMA: CULTURA, IDEOLOGIA, MDCM e ALIENAÇÃO

 

Atividades: de dia 11/08/2020 a 25/08/2020.

 

CONTEÚDO: CULTURA, IDEOLOGIA, MDCM e ALIENAÇÃO

 

Tanto o conceito de cultura como o de ideologia tem como questão explicita ou implícita pensar a relação “idéias versus contexto”, isto é, como se relaciona o campo das idéias e das representações que os homens constroem sobre a sociedade (o chamado universo simbólico) e o campo da produção e reprodução material dessa sociedade.

Existe uma distinção e complexa relação entre a cultura e ideologia. De maneira geral, a critica que se faz ao conceito de cultura é a de que ele não trabalha satisfatoriamente com a questão da política, do poder. Com a relação ao conceito de ideologia, o que se contesta nele é a submissão que estabelece do simbólico ao econômico, como se o simbólico fosse uma mera reprodução jurídica, moral, ética, estética, dos preceitos econômicos de uma dada sociedade.

A cultura e a ideologia são dois elementos essenciais que estão relacionados à aspectos políticos e econômicos. Podemos encontrar em nossa sociedade modos de agir, pensar e sentir influenciados por determinações ideológicas, bem como, alterações ideológicas por influencias culturais.

Segundo o pensador marxista, Antonio Gramsci, em seu conceito de hegemonia, expressa a cultura como um processo social global, no qual os homens determinam suas vidas (sua forma de pensar, sentir, agir); e pensava na ideologia como um sistema de valores e significados que expressam ou projetariam os interesses de uma classe em particular.

Os meios de comunicação veiculam uma vida ideal – prazer, dinheiro, saúde, felicidade familiar, aventura, riqueza, juventude bonita e etc – a um público que, em sua grande maioria, não pode conquista-la. Por outro lado, as mensagens veiculadas parecem ter efeito de conformar a população a se satisfazer com imagens.

Os m.d.c.m., principalmente a televisão, vendendo imagens, idéias, valores e produtos, inacessíveis a maioria do povo, atuariam como um instrumento de alienação e conformidade das verdades e mentiras (que ser humano já não sabe distinguir). Esses instrumentos tentam manipular e controlar a opinião pública, reforçando a ideologia da classe dominante. Os programas jornalísticos passam informações fragmentadas sem a possibilidade de relaciona-los como se fossem coisas independentes: notícias de esporte, de política, economia, natureza, etc.

Como o consumo alienado não é um meio, mas um fim em si torna-se um poço sem fundo, desejo nunca satisfeito, um sempre querer mais. A ânsia do consumo perde toda relação com as necessidades reais do homem, o que faz com que as pessoas gastem sempre mais do que têm. Os m.d.c.m. contribuem para a estimulação artificial do consumo, que é a aquisição de objetos sem necessidades úteis: compra-se livro e você não lê, compra-se roupas que nem veste, etc.

 O próprio comércio facilita tudo isso com as prestações, cartões de crédito, liquidações e ofertas de ocasião, “dia das mães”, “dia dos pais”, “dia das crianças”, etc. O mercado usa a obsolescência programada para que o consumidor faça o rodízio de substituição de seus produtos, isto é, os produtos já tem um durabilidade programada e devem ser substituídos porque já quebrou ou porque seu design é antiquado.

A existência de grande parcela da população com baixo poder aquisitivo, reduzida apenas ao desejo de consumir, é conformada por um mecanismo da própria sociedade que impedem a tomada de consciência: as pessoas têm a ilusão de que vivem numa sociedade de mobilidade social e que, pelo empenho no trabalho, pelo estudo, há possibilidade de mudança, ou seja, “um dia eu chego lá...”, e se não chegam, “é por que não tiveram sorte ou competência”.

Por outro lado, uma série de escapismos na literatura e nas telenovelas fazem com que as pessoas realizem suas fantasias de forma imaginária, isto sem falar na esperança semanal da Loto, Sena, jogo do bicho, rifas, bingos e demais loterias. Além disso, há sempre o recurso ao ersatz, ou seja, a imitação barata da roupa, da jóia, etc.

 

https://www.youtube.com/watch?v=TOkHZNEpFTk

 

E-mail: valdecilima@prof.educacao.sp.gov.br

 

 

 

AVALIAÇÃO

 

        ATIVIDADES AVALIATIVAS:

 

1) – Tanto o conceito de cultura quanto o de ideologia tem uma questão explicita ou implícita. Explique esta questão.

2) – De maneira geral, qual a crítica que se faz ao conceito de cultura?

3) – O que se contesta ao conceito de ideologia?

4) – Explique a relação entre cultura, ideologia, política e economia.

5) – O que é consumo alienado?

 

 

 

 

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