sexta-feira, 22 de maio de 2020

Atividade de Língua Portuguesa - Sétimos Anos D,E e F - Professora Mônica


Atividade da semana do dia 22/05/2020 a 29/05/2020

Observação: O texto abaixo é para ser copiado no caderno e as questões serão postadas na próxima atividade postada aqui.
                                                                            Bons Estudos!!!

Crônica

A crônica é um gênero textual típico dos séculos XIX, XX e XXI, normalmente sendo encontrada em jornais ou revistas. Em muitos casos, célebres cronistas – tais quais Lima Barreto ou Luís Fernando Veíssimo – reúnem suas crônicas em livros.

Características

Veja, a seguir, as principais características da crônica.

- O fator principal que define a crônica é sua temática: crônicas abordam assuntos vinculados ao cotidiano das cidades.
- Um bom cronista é aquele que narra situações banais sob uma ótica particular e criativa.
- É comum que esse tipo de texto tenha marcas claras de humor.
- A linguagem da crônica costuma ser coloquial e simples. A leveza na linguagem é típica do gênero.
- Normalmente, as crônicas são publicadas em jornais, revistas e blogs.

Tipos de crônica

A produção de crônicas está diretamente ligada à difusão da imprensa na sociedade. Foi por meio dos jornais que, a priori, as crônicas começaram a circular na vida dos cidadãos. Entretanto, se esse espaço de publicação ainda é o mais utilizado pelos cronistas, os tipos de crônicas que existem são diversos. De algum modo, é possível dizer que existem dois tipos de crônica: as narrativas e as jornalísticas.

- Crônica Narrativa: são aquelas que não apresentam estruturas textuais argumentativas ou reflexivas predominantes. Nesse caso, a crônica pode ser definida como um gênero literário marcado pela narração de situações cotidianas sob uma ótica individual.

- Crônica jornalística: Diferentemente da anterior, as crônicas jornalísticas misturam as tipologias textuais narrativa e argumentativa. Isso porque, a partir da narração de fatos cotidianos, os cronistas de jornal promovem reflexões e desenvolvem teses e argumentos.

- Crônica humorística: Tanto nas crônicas narrativas quanto nas jornalísticas, é muito comum que o humor seja uma das tônicas do texto. O uso da ironia, de comparações inusitadas ou ainda a tematização de assuntos cômicos por excelência são algumas das técnicas usadas pelos cronistas.

Fonte de onde o texto foi tirado:
MARINHO, Fernando. "Crônica "; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/redacao/cronica.htm. Acesso em 22 de maio de 2020.



Nenhum comentário:

Postar um comentário