PLANO
DE AULA: para os 3º anos
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TEMA: CIDADANIA
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CONTEÚDO:
CIDADANIA
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Cidadania
não é uma definição estanque, mas um conceito histórico-sociológico, o que
significa que seu sentido varia no tempo e no espaço de cada sociedade: a
cidadania dos povos greco-romanos antigos é bastante diferente da cidadania
que nós temos hoje, é muito diferente ser cidadão na Alemanha, no Japão, nos
E.U.A. ou no Brasil; não apenas pelas regras que definem quem é ou não
titular da cidadania, mas também pelos direitos e deveres distintos que
caracterizam o cidadão em cada um dos Estados-nacionais contemporâneos.
A
cidadania é o conjunto de direitos e deveres que nos garante o acesso de
maneira igual a todos recursos materiais e imateriais necessários para viver
com dignidade e igualdade de condições junto a todos os membros da sociedade.
A
cidadania é um processo que está relacionado aos direitos e aos movimentos sociais que buscam a
consolidação definitiva de uma sociedade justa e igualitária.
Percebe-se
na história da cidadania, que desde a antiguidade as diferenças na
organização das sociedades entre senhores e escravos, nobres e servos, patrão
e empregado, ricos e pobres, geram um contexto de antagonismo conflituoso de
classes onde se busca superar as injustiças e as desigualdades sociais. A
história demonstra que, é dentro desse contexto que o processo de cidadania e
a conquista de direitos vêm se consolidando ao longo dos tempos através dos
diversos movimentos sociais, seja de escravos, plebeus, servos, camponeses
medievais, liga de trabalhadores, etc. Os direitos de cidadania foram
conquistados através da luta dos movimentos sociais ao longo da história.
5.2. TIPOS DE DIREITOS
5.2.1. Direitos civis
Esses
direitos se expressaram na liberdade religiosa e de pensamento, no direito de
ir e vir, no direito à propriedade e também na liberdade contratual, bem como
no direito à justiça.
5.2.2. Direitos políticos
Os
direitos políticos correspondem ao direito do individuo de decidir sobre sua
vida política: eleger seus representantes políticos, ser eleitos para cargos
políticos, ter os direitos de participar de associações diversas (partidos,
sindicados, conselhos, etc.), de protestar através de greves, pressões,
movimentos diversos, enfim, o direito de participar de alguma forma, direta
ou indiretamente, da tomada de decisões no processo político.
5.2.3. Direitos sociais
Depois
dos direitos civis e os direitos políticos temos a promoção dos direitos
sociais: direito a moradia, educação básica, saúde publica, transporte
coletivo, lazer, trabalho e salário, seguro-desemprego, enfim, um mínimo de
bem-estar econômico e social. E isso se fez como investimentos maciços por
parte do Estado, redimensionado as suas prioridades, para atender à maior
parte da população, a fim de que ela pudesse ter trabalho e algum rendimento,
tornando-se consumidora e, assim, mantendo a produção sempre elevada. É o que
alguns chamam de “cidadania do consumidor”, ou seja, a cidadania entendia de
mercado.
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AVALIAÇÃO
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ATIVIDADES AVALIATIVAS:
a) Por que
cidadania é conceito histórico-sociológico?
b) – O que é
cidadania?
c) – Cite os três
principais tipos de direitos existentes na sociedade.
d) – Explique os
diferentes tipos de direitos: civil, político e social.
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