domingo, 19 de abril de 2020

ATIVIDADES DE MATEMÁTICA, PROF. JÚLIA, PARA O NONO A E OITAVOS E e F




PARA O NONO A. OITAVO E e F  (QUALQUER DÚVIDA ENTREM EM CONTATO) - PROFESSORA JÚLIA MATEMÁTICA

DE ACORDO COM CONTEÚDOS PASSADOS NO PRIMEIRO BIMESTRE (CONJUNTOS NUMÉRICOS E  POTÊNCIA E SUAS PROPRIEDADES) ENVIO EXERCÍCIOS RELACIONADOS AOS CONTEÚDOS. SOBRE CONJUNTOS NUMÉRICOS E POTENCIA:

 1)  Defina com suas palavras o que você entendeu por:

 Número Natural:

Número Inteiro:

Número Racional:

Número Irracional:
2) Represente os números abaixo por no mínimo 5 frações:
(2 , 5 , 4  ,6 , 3.)
3) Qual a representação decimal das frações abaixo.
a)1/2             b) 2/6 c)3/4         
4) Como você representaria os números a seguir de forma fracionária 
a) 0,5                 b) 0,75 c) 0,4        d)2,64
5) No seu caderno, desenhe uma reta numérica ( utilizando uma uma régua, colocando o mesmo espaço entre um número outro) e represente os seguintes números.
0,5,     1/4, raiz de 2,    raiz de 3, 3/4, 3/5,      -1, -4 , -4/8.
B) POTENCIAÇÃO 
6)Em 8² = 64, responda às seguintes perguntas: 
a) Qual é a base? 
b) Qual é o expoente? 
c) Qual é a potência?
7)Escreva na forma de potência,depois dê os resultados:
a) 6 · 6 · 6 · 6 = 
b) 9 · 9 = 
c) 7 · 7 · 7 · 7 · 7 · 7 · 7 · 7 = 
d) a · a · a · a · . 
8)a) O quadrado de 15; 
b) O dobro de 15; 
c) O cubo de 8; 
d) O triplo de 8;
9)Usando a propriedade da divisão de potência de mesma base (mantém a base e subtrai os expoentes) calcule:
a) (-3)⁷ : (-3)² =         b) (+4)¹⁰ : (+4)³ =  
c) (-5)⁶ : (-5)² =         d) (+3)⁹ : (+3) =   
e) (-2)⁸ : (-2)⁵ =         f) (-3)⁷ : (-3) =.
10) Propriedade da multiplicação   com potência de mesma base(mantém a base e soma os expoentes) 
 a) 5⁶ . 5² =             b) x⁷. x⁸=
 c) x⁵ .x³ . x =          d) m⁷ . m⁰ . m⁵ =
 e) a . a² . a =          f) 2⁴ . 2 . 2⁹ = evitar 
11) Propriedade potência   de potência (mantém a base e multiplica os expoentes)
 a) [(-4)² ]³ =               b) [(+5)³ ]⁴ =   
 c) [(-3)³ ]² =               d) [(-7)³ ]³ =  
 e) [(+2)⁴ ]⁵ =             f) )(-7)⁵ ]³ =
12) Potência de números fracionário (tanto numerador quanto denominador serão elevados e referida potência)  exemplo: (2/4)2= 4/16
a) (7/8)2           b)    (3/4)3                 c)     (4/5)0         d) (5/3)2
13)Potência elevada ao expoente negativo ( inverte a base e o expoente   torna-se positivo) 
exemplo: 3-1 = (1/3)1= 1/3
 a) 2-2       b) 3-3       c)4-1            d)(2/3)-2

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