quarta-feira, 29 de abril de 2020

Projeto de Vida - 7 ano G (Prof Vanessa Araujo)


Olá galerinha do 7 ano G! Retomamos as nossas aulas no formato à distância, por enquanto. Estou encaminhando um material para compreensão do conteúdo "Competências Emocionais" (copiem no caderno) e responda as perguntas das atividades 1 e 2 (que deverão ser entregues quando retornarmos as nossas aulas presenciais. 
Bons estudos!!! Prof Vanessa Araujo. 


Competências Socioemocionais


Empatia 
Consiste em tentar compreender sentimentos e emoções, procurando experimentar de forma objetiva e racional o que sente o outro indivíduo.

Felicidade
Ser feliz é estar pleno no aqui e no agora. Felicidade é estar bem com o seu espírito, a sua mente e o seu corpo.
É estar em sintonia com seus valores, decisões e atitudes, com o que você pensa, fala e faz.
Autoestima
É o julgamento, a apreciação que cada um faz de si mesmo, é sua capacidade de gostar de si.
Ética
É a condição do ser humano de avaliar a sua conduta ou a de outro ser humano com base nos valores de uma sociedade.
Graças à ética sabemos diferenciar o que é bom e o que não é, se alguém é respeitável ou corrupto, leal ou indigno etc. É, enfim, a capacidade de decidir com base na valoração social.
Paciência
Uma virtude do ser humano baseada no autocontrole emocional. Ou seja, quando um indivíduo suporta situações desagradáveis, injúrias e o incômodo de terceiros sem perder a calma e a concentração.

Autoconhecimento
É conhecer a própria essência e ter pleno domínio de si mesmo, em pensamentos, desejos, esperanças, frustrações e crenças.
Esse conceito nos permite traçar um mapa pessoal com oportunidade de interpretar melhor quem somos e, principalmente, onde queremos chegar. Assim, teremos um foco maior e também uma certeza do real motivo de estarmos aqui.

Confiança
Envolve a segurança de si e do próximo, pois significa que a crença de certos resultados ou consequências são alcançadas em determinadas situações.
A confiança está relacionada com a sensação de olhar para uma ação futura, que vai acontecer, e ainda não ter uma certeza empírica.
Responsabilidade
É cumprir com o dever de assumir as consequências provenientes de nossos atos.
Abrange uma amplitude de conceitos que têm relação com assumir as responsabilidades dos nossos atos praticados de forma consciente e intencionada.
Autonomia
Refere-se à capacidade que os seres humanos apresentam de poder tomar decisões por si, sem ajuda do outro. É estar empoderado da capacidade de decidir de forma livre e espontânea.
Criatividade
É a capacidade de usar habilidades para criar ferramentas ou adaptar-se ao meio. É encontrar respostas ou descobrir maneiras de inventar algo novo para melhorar a vida cotidiana.
ATIVIDADE 1
1-    Quais as competências socioemocionais que você tem mais dificuldades em realizar?
2-    Dê exemplos de como ter a competência da Empatia.
3-    Complete a frase:
________________ é a condição do ser humano de avaliar a sua conduta ou a de outro ser humano com base nos valores de uma sociedade.
   4 – Dê exemplos da competência socioemocional PACIÊNCIA.
   5 – Explique a competência da Autoestima e dê exemplos.
   6 – Complete a frase: _________________ é cumprir com o dever de assumir as consequências provenientes de nossos atos.
Abrange uma _________________ que têm relação com assumir as responsabilidades dos nossos _________praticados de forma consciente e intencionada.

    7 – Relacione as colunas:
(  1   ) Autonomia
(  2   ) Criatividade
(   3 ) Responsabilidade
(  4  ) Confiança
(  5  ) Autoconhecimento

 (     ) É conhecer a própria essência e ter pleno domínio de si mesmo, em pensamentos, desejos, esperanças, frustrações e crenças.
(     ) É cumprir com o dever de assumir as consequências provenientes de nossos atos.
(     ) Envolve a segurança de si e do próximo, pois significa que a crença de certos resultados ou consequências são alcançadas em determinadas situações.
(     ) Refere-se à capacidade que os seres humanos apresentam de poder tomar decisões por si, sem ajuda do outro.
(     ) É cumprir com o dever de assumir as consequências provenientes de nossos atos.



ATIVIDADE 2

Assista ao filme “Mãos Talentosas” - A história de Ben Carson




O filme narra a história real do Dr. Benjamin Carson, um dos mais respeitados neurocirurgiões do mundo. Cresceu em um lar desfeito e em meio à pobreza e ao preconceito, suas notas eram baixas e seu temperamento inflamado. Sua trajetória descreve o papel vital que sua mãe, uma senhora analfabeta, mas muito inteligente que insistiu para que ele seguisse as oportunidades que ela nunca teve, ajudou-o a expandir sua imaginação, sua inteligência e sua crença em si mesmo. Em 1987, o Dr. Carson alcançou renome mundial por seu desempenho na bem-sucedida separação de dois gêmeos siameses, unidos pela parte posterior da cabeça - uma operação complexa e delicada que exigiu cinco meses de preparativos e vinte e duas horas de cirurgia.


Agora que você assistiu ao filme, responda:

1 1)  Em sua opinião, qual foi o objetivo do filme, o que ele quis mostrar?

2 2) O filme mostra alguns valores da vida, muito importantes. Descreva os valores que mais chamaram sua atenção.

3 3) Quais as competências emocionais que Ben Carson desenvolveu ao longo de sua vida?

4 4)  O que você sentiu ao assistir esse filme e conhecer a história de um menino negro e discriminado por toda vida, filho de mãe analfabeta e faxineira?

5 5) Quais dificuldades podemos observar na vida do médico, principalmente em seu tempo menino na escola?

   6)   Você acha que o meio social nos influencia na conquista de nossos objetivos?

7 7) A mãe envergonhada, por não saber ler, foi o ponto chave na realização do sonho do filho. Comente a participação da mãe na superação das dificuldades ao longo da vida de Benjamim (Benny).


   8)  Essa história, profundamente humana, descreve o papel vital que a mãe, uma senhora de pouca cultura, mas muito inteligente, desempenhou na metamorfose do filho, incentivando-o a buscar na leitura uma forma concreta de transformação. Você tem dificuldade para ler? Quais?

   9)  Em certos momentos precisamos do incentivo de alguém, ou seja, necessitamos de um empurrão, para podermos continuar em frente. Você conhece alguém que tenha transmitido em sua vida valores que tenha o perfil semelhante ao dessa história? Em caso afirmativo, fale um pouco os pontos positivos dessa pessoa?

1  10) A educação muda o modo de vida de uma pessoa. Descreva o que mudou na vida daquela família?

1  11) Quais valores você necessita no momento para ser uma pessoa melhor?

1  12) A sua atitude na escola ou em sua casa pode estar prejudicando você em algum ponto da vida? Pense e registre um deles. (Se quiser mudar, você pode. Peça ajuda de alguém se for o caso)

1 13) Escreva quais atitudes você deseja mudar ou na sua relação familiar ou na escola.

1 14) O que o médico fez para ser vencedor? Explique


   15) Escreva os pontos positivos de sua mãe. (Você pode escrever um bilhete para a sua mãe falando da importância que ela tem para você e deixá-lo em um lugar onde possa ser encontrado por ela).

1  16) Faça um registro de sua história de vida.



Nenhum comentário:

Postar um comentário