terça-feira, 30 de junho de 2020

Prof. Valdeci - Sociologia Para os 1º anos


CLASSES SOCIAIS E LUTA DE CLASSES

Para Marx, o modo de produção capitalista se caracteriza pela divisão da sociedade em classes, na exploração do trabalhador e na alienação, gerando assim uma sociedade desigual, antagônica, injusta, irracional e anárquica que deve ser substituída pelo socialismo através da revolução proletária.
Segundo Marx, na sociedade capitalista as relações sociais de produção definem duas grandes classes: de um lado, os capitalistas, que são aquelas pessoas que possuem os meios de produção (máquinas, ferramentas, capital, etc) necessários para transformar a natureza e produzir mercadorias; do outro lado, os trabalhadores, também chamados, no seu conjunto, de proletariados, aqueles que nada possuem, a não ser o seu corpo e sua disposição para trabalhar. Assim o conceito de classe em Marx estabelece um grupo de indivíduos que ocupam uma mesma posição no processo de produção e nas relações de produção, em determinada sociedade. A classe a que pertencemos é que condiciona de maneira decisiva nossa atuação social. Neste sentido, é principalmente a situação de classe que condiciona a existência do individuo e sua relação com o resto da sociedade: podemos compartilhar idéias, amizades e comportamentos de indivíduos de outras classes, mas no momento de conflito, como nas greves ou mesmo no mercado (consumo), as diferenças irão aparecer de acordo com a classe a que pertencemos. Nessa relação de classes surgem a “classe em si” e “classe para si”:
- “Classe em si – quando o individuo não tem consciência de classe, ele encontra-se em qualquer posição (status) na estrutura econômica;
- “Classe para si – quando a pessoa tem consciência de classe, ele assume uma posição político-ideológica.


Questionário para ser entregue até – 13/07/2020
ATIVIDADE. Responda em caderno:

Responda em seu caderno:

1) –  Explique as duas grandes classes que existem na sociedade capitalista definidas por Marx?

2) – Conceitue classe, segundo Karl Marx.

3) – Segundo Marx, o que condiciona ou determina a vida das pessoas na sociedade capitalista?

4) – Diferencie “classe em si” de “classe para si”.



Prof. Valdeci - Sociologia Para os 2º anos


CULTURA DE MASSA e INDÚSTRIA CULTURAL

A partir do final do século XX, a industrialização em larga escala atingiu, também, os elementos da cultura erudita (pertence a uma elite que pode ter acesso ao saber associado à escrita, aos livros, ao estudo) e da cultura popular (aquela de senso comum produzida e consumida pela própria população, sem necessita de técnicas racionalizadas e científicas, transmitida oralmente, registrando as tradições e os costumes de um determinado grupo social), dando inicio à “indústria cultural”.
O incessante desenvolvimento da tecnologia, tornando-a cada vez mais sofisticada, principalmente nos meios de comunicação (fotografia, disco, cinema, rádio, televisão, etc.), passou a atingir um grande número de pessoas, dando origem à “cultura de massa”.
Ao contrário das culturas erudita e popular, a cultura de massa não está ligada a nenhum grupo social especifico, pois é transmitida de maneira industrializada, para um público generalizado, de diferentes camadas socioeconômicas. O que temos, então, é a formação de um enorme mercado de consumidores em potencial, atraídos pelos produtos oferecidos pela indústria cultural. Esse mercado constitui, no que chamamos de “sociedade de consumo”.
Com a industrialização dos elementos da cultura erudita e da popular, o produto cultural irá se apresentar de uma forma esteticamente nova e diferente. Podemos tomar como exemplo a gravação de uma sinfonia de Beethoven executada com o auxilio de sintetizadores e outros aparelhos de alta tecnologia, cujo ritmo e som diferentes quase original uma nova obra.
A indústria cultural, utilizando-se dos meios de comunicação, primeiramente lança seu produto em grande quantidade (milhares, milhões de discos, por exemplo) e depois induz as pessoas a consumirem esse produto, apelando para outras razões além de seu valor artístico.
A cultura de massa, ao divulgar através dos MDCM produtos culturais de diferentes origens (erudita ou popular), possibilita o seu conhecimento por diferentes camadas sociais, criando também um campo estético próprio e atraente voltado para o consumo generalizado da sociedade.

ATIVIDADE AVALIATIVA:

1) – O que é indústria cultural?

2) – O que é cultura de massa?

3) – Por que a cultura de massa não está ligada a cultura erudita e nem à cultura popular?

4) – Explique como os MDCM contribuem para a indústria cultural e a cultura de massa?

5) – O que significa a sigla MDCM? Cite exemplos.


Entregar até 13/07/2020.

Prof. Valdeci - Sociologia - 3º anos


MOVIMENTOS SOCIAIS

Qualquer que seja a forma de opressão, explicitada em qualquer dimensão da vida social, política, religiosa, cultural, etc., ou qualquer que seja sua natureza se estrutural – decorrente da maneira como a sociedade é estruturada para se reproduzir – ou conjuntural – decorrente de fatores momentâneos ou circunstanciais -, o fato é que para superar as condições desiguais e opressoras da sociedade, é necessária a ação conjunta de homens e mulheres de forma a potencializar sua força – através de um movimento – em direção à mudança social ou a conservação das relações de opressão.
O movimento social é o conjunto organizado e unificado de grupo de pessoas que se mobilizam em pró de ideais que são consideradas justas para todos, por isso, todo movimento social é composto de três elementos essenciais:
* Projeto – é a proposta do movimento que pode ser de mudança ou de conservação das relações sociais, está relacionado com os objetivos, metas, enfim, no que o movimento pretende;
* Ideologia – é o conjunto de idéias que fundamenta os projetos e as práticas dos movimentos, revelando sua “visão de mundo” e definindo o sentido de suas lutas. A própria forma de organização e direção de um movimento revela seu caráter ideológico;
* Organização – é a forma ou a estrutura como está organizado o movimento, isto é, sua hierarquia administrativa e condições materiais.

5.4. TIPOS DE MOVIMENTOS SOCIAIS
Movimento operário – é o mais antigo de todos no interior do capitalismo e nasceu e se desenvolveu com o capitalismo industrial. O movimento operário desenvolveu-se imensamente, organizando-se por categoria em todos os níveis, desde a unidade empresarial, local, regional, nacional e internacionalmente. Este é um movimento que se manifesta através de sindicatos fortes e organizados, bem como através de suas centrais sindicais, que os trabalhadores conseguiram muitos dos direitos que existem nesta esfera da vida hoje em dia.
Movimento ambientalista – é um movimento social mundial, também chamado de movimento ecológico ou movimento verde consiste em diferentes correntes de pensamento de um movimento social, que tem na defesa do meio ambiente sua principal preocupação, demandando medidas de proteção ambiental, tais como medidas de anti-poluição. O ambientalismo não visa somente os problemas ligados ao meio ambiente, mas também as atitudes a serem tomadas para uma possível diminuição ou até mesmo solução desses problemas.
Movimento feminista – é um movimento mundial de caráter social e político de defesa de direitos iguais para mulheres e homens, tanto no âmbito da legislação (plano normativo e jurídico) quanto no plano da formulação de políticas públicas que ofereçam serviços e programas sociais de apoio a mulheres.
Movimento social urbano – são movimentos mais específicos e localizados, contra situações que envolvem o Estado. O Estado, antes eficiente no atendimento das necessidades básicas da população, mostra-se incapaz de fazer face às crescentes demandas dos diversos grupos sociais. Os problemas urbanos se avolumam, também, nos diversos países do mundo desenvolvidos, revelando um decréscimo gradativo da qualidade de vida. Surgem os movimentos sociais urbanos, reivindicando melhorias nos setores de transporte, de saúde, de habitação, de segurança, etc., que demandam não apenas a manutenção e a ampliação dos serviços sociais, mas a própria mudança da gestão pública.

 AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE:

1) – O que é necessário para superar as condições desiguais e opressoras da sociedade?
2) – O que é um movimento social?
3) – Cite e explique os três elementos essenciais de um movimento social.
4) – O que é um movimento operário?
5) – O que é um movimento ambientalista?
6) – Por que o ambientalismo não visa somente os problemas ligados ao meio ambiente?
7) – O que é um movimento feminista?


Entregar até 13/07/2020



domingo, 28 de junho de 2020

 3ªATIVIDADE DO 2ºBIM/20: ORAÇÕES COORDENADAS (CONTINUAÇÃO) 
PROFª EDNA  - PORTUGUÊS  (9ºs "ABCDEF")

Olá, pessoal!
Continuando com a explicação sobre o período composto por coordenação, estou enviando dois vídeos bem curtinhos que esclarecem esse tópico e também um  enunciado com alguns exercícios de fixação.
Espero que isso ajude vocês a entenderem a matéria deste bimestre.
Abraços.

Prof. Edna.

https://www.youtube.com/watch?v=VaJc0u0e8bU
https://www.youtube.com/watch?v=VaJc0u0e8bU

P.S.: Não façam o exercício sem antes assistir ao vídeo.

DATA DA ENTREGA: 02/06/2020.




sexta-feira, 26 de junho de 2020


Terceira atividade de Inglês. 
8G
Teacher: Eliane 

Data de Envio: 03 de julho.
Local:
1)    e-mail; eliane.quarto@gmail.com
Ou
2)    Classroom da sua sala.

Observações:
·        Todas as atividades no caderno, enviar a foto das atividades nos locais acima.
·        Colocando a série e o nome.

ATIVIDADE 3

1) Assistir a CMSP e fazer um relatório da aula. (Data 30/06/2020).

2) Ler copiar e responder no caderno.