CULTURA
DE MASSA e INDÚSTRIA CULTURAL
A partir do final do século XX, a industrialização
em larga escala atingiu, também, os elementos da cultura erudita (pertence a
uma elite que pode ter acesso ao saber associado à escrita, aos livros, ao
estudo) e da cultura popular (aquela de senso comum produzida e consumida pela
própria população, sem necessita de técnicas racionalizadas e científicas,
transmitida oralmente, registrando as tradições e os costumes de um determinado
grupo social), dando inicio à “indústria cultural”.
O incessante desenvolvimento da tecnologia,
tornando-a cada vez mais sofisticada, principalmente nos meios de comunicação
(fotografia, disco, cinema, rádio, televisão, etc.), passou a atingir um grande
número de pessoas, dando origem à “cultura de massa”.
Ao contrário das culturas erudita e popular, a
cultura de massa não está ligada a nenhum grupo social especifico, pois é
transmitida de maneira industrializada, para um público generalizado, de
diferentes camadas socioeconômicas. O que temos, então, é a formação de um
enorme mercado de consumidores em potencial, atraídos pelos produtos oferecidos
pela indústria cultural. Esse mercado constitui, no que chamamos de “sociedade
de consumo”.
Com a industrialização dos elementos da cultura
erudita e da popular, o produto cultural irá se apresentar de uma forma
esteticamente nova e diferente. Podemos tomar como exemplo a gravação de uma
sinfonia de Beethoven executada com o auxilio de sintetizadores e outros
aparelhos de alta tecnologia, cujo ritmo e som diferentes quase original uma
nova obra.
A indústria cultural, utilizando-se dos meios de
comunicação, primeiramente lança seu produto em grande quantidade (milhares,
milhões de discos, por exemplo) e depois induz as pessoas a consumirem esse
produto, apelando para outras razões além de seu valor artístico.
A cultura de massa, ao divulgar através dos MDCM
produtos culturais de diferentes origens (erudita ou popular), possibilita o
seu conhecimento por diferentes camadas sociais, criando também um campo
estético próprio e atraente voltado para o consumo generalizado da sociedade.
ATIVIDADE AVALIATIVA:
1) – O
que é indústria cultural?
2) – O
que é cultura de massa?
3) – Por
que a cultura de massa não está ligada a cultura erudita e nem à cultura popular?
4) –
Explique como os MDCM contribuem para a indústria cultural e a cultura de
massa?
5) – O
que significa a sigla MDCM? Cite exemplos.
Entregar até
13/07/2020.
Nenhum comentário:
Postar um comentário